Bem-vindo a Aberdeen! Como você sabe, em nossa viagem pela Escócia, de Inverness a Braemar, nós dirigimos por Aberdeen, então tivemos tempo para passar uma tarde em Aberdeen e desfrutar de tudo o que esta cidade movimentada tem para oferecer (nós a visitamos em uma sexta-feira, então ela foi bastante animada). Então, neste post, dir-lhe-emos o que ver em Aberdeen num dia.

Se você nos perguntar o que ver em Aberdeen, sem dúvida estes seriam os lugares que recomendamos e que você não pode perder. Mas nossa recomendação, no entanto, é que você ande pelas suas ruas e se perca no charme desta cidade que nos lembrou muito de Londres.

Consegues ver Aberdeen num dia?

Aberdeen é uma cidade escocesa a cerca de 200 quilómetros a nordeste de Edimburgo, a capital da Escócia. Não é uma cidade pequena, tem quase 200.000 habitantes, mas sem dúvida, em um dia você pode ver os pontos de interesse mais importantes de Aberdeen.

Tal como em Inverness, se estiver a fazer este percurso de carro, vai precisar de um lugar para estacionar o seu carro enquanto visita o centro da cidade. Recomendamos que o deixe num parque de estacionamento muito perto do centro. Chama-se NCP Aberdeen Shiprow. É caro, mas vais ter pouco tempo, por isso vale a pena.

O que ver em Aberdeen em um dia

Alimentada pela indústria petrolífera do Mar do Norte e conhecida como a cidade de granito, Aberdeen é o motor econômico do nordeste do país. O dinheiro do petróleo fez a cidade crescer ao mesmo ritmo que Edimburgo ou Londres e tem hotéis e restaurantes que nem sempre são adequados para todos os bolsos. Mas, sem dúvida, vale a pena passear pelo centro e pelos lugares mais importantes. Aqui está o que ver em Aberdeen.

Catedral de Saint Machar

O interior desta magnífica catedral é simplesmente impressionante, mas não só o seu interior, pois o ambiente em que está localizada é privilegiado. A catedral de Saint Machar remonta ao século 15 e é um raro exemplo de uma catedral fortificada. Segundo a lenda, São Macário recebeu a ordem divina para fundar uma igreja onde o rio Don tomou a forma de um cajado de bispo, e é aí que se ergue a catedral.

A catedral é famosa sobretudo pelo seu telhado heráldico que tem brasões de 48 reis, nobres, arcebispos e bispos. Ao entrar, você encontrará uma espécie de tabela para que possa identificar a quem pertence cada brasão.

Além da própria catedral, é essencial visitar o cemitério que a rodeia, que respira uma paz especial. Totalmente recomendável.

A admissão é gratuita (embora as doações sejam aceites) e o calendário é o seguinte:

Todos os dias das 9:30 às 16:30.
Capela do King’s College

Muito perto da catedral de Saint Machar está a antiga universidade de Aberdeen, formada por um conjunto de edifícios históricos entre os quais a Capela do King’s College.

Foi neste edifício que o Bispo Elphinstone fundou a King’s College em 1495, a primeira universidade em Aberdeen e a terceira na Escócia. Vale a pena dar uma volta pelo campus da universidade para absorver a atmosfera.

São Nicolau Kirk

Deixando a Old Aberdeen atrás de nós, entramos no centro da cidade e no meio da Union Street (que vamos falar um pouco mais abaixo) encontramos a igreja de São Nicolau.

Rodeada também por um cemitério, como é habitual em todas as catedrais que encontramos na Escócia, esta igreja é conhecida como a igreja matriz de Aberdeen. Sabe-se que desde o século XII sempre houve uma igreja neste lugar. No lado leste, a Capela de Santa Maria, do século XV, sobrevive.

Praça Dourada

Esta curiosa praça, devido à sua forma e distribuição, é conhecida por albergar uma estátua do Duque de Gordon no seu centro. Não perca o Golden Square se tiver oportunidade.

Colégio Mariscal

Inaugurado em 1593, Marischal College fundiu-se em 1860 com King’s College para criar a Universidade de Aberdeen. A enorme e espetacular fachada com vista para a Broad Street data de 1906 e é a segunda maior estrutura de granito do mundo, depois do Mosteiro El Escorial em Madrid.

Parece prata porque foi recentemente submetido a um projecto de renovação que o restaurou ao seu esplendor original. Actualmente, este edifício alberga a Câmara Municipal de Aberdeen.

Rua da União

Union Street é a rua mais famosa e movimentada de Aberdeen. Nele vamos encontrar o centro nevrálgico da cidade: lojas, restaurantes, áreas de lazer e até mesmo a catedral e uma igreja. Esta rua serve de ligação entre as duas áreas mais importantes de Aberdeen: Old e New Aberdeen.

No final da rua, chegando a Mercat Cross, você encontrará o Tribunal do Xerife de Aberdeen, cuja torre e relógio magnífico atraem a atenção acima de todos os edifícios da rua.

Cruz de Mercat

E chegámos a um dos emblemas da cidade: Mercat Cross. No centro da praça há uma cruz por John Montgomery e no topo da cruz há um unicórnio, um símbolo das monarquias escocesas.

Museu Marítimo de Aberdeen

Testemunha directa da grande actividade do porto de Aberdeen, o Museu Marítimo de Aberdeen ocupa uma réplica de três andares de uma plataforma petrolífera no Mar do Norte, e abriga toda a história da indústria petrolífera, tão importante para esta cidade.

Não pudemos visitá-lo por falta de tempo, mas lemos que é bastante interessante e que também é gratuito.